Os consumidores demandam, cada vez mais, produtos que estejam em concordância com o conceito de Comércio Justo e Solidário. Significa que produtos ou serviços devem obedecer a alguns princípios e critérios, como preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente; eliminação da intermediação comercial especulativa; e garantia de pagamento de preços justos aos pequenos produtores. Nesta página, você conhece as vantagens de adequar o seu negócio às regras do Comércio Justo e Solidário.
O Comércio Justo e Solidário é um conjunto de ferramentas destinadas a promover o desenvolvimento sustentável de comunidades e grupos de produtores atendidos pelo Sebrae ou não, tanto no aspecto socioeconômico quanto nos relacionados ao meio ambiente, a partir do acesso aos mercados interno e externo, dinamizando a economia local. Os objetivos do projeto Comércio Justo e Solidário do Sebrae são voltados aos interesses dos pequenos empreendimentos e à sua inclusão no mundo dos negócios, da informação e da capacitação, com direito a certificações nacionais.
Público-alvo
Grupos de pequenos produtores, atuantes nos segmentos do agronegócio, do artesanato, de confecções e de turismo, participantes de projetos setoriais e locais do Sebrae. Esses grupos seguem alguns princípios que regem uma relação comercial justa e solidária:
• Pagamento de preço justo no ato do recebimento do produto;
• Transparência e a corresponsabilidade na gestão;
• Relação de longo prazo, na qual o comprador (distribuidor) oferece treinamento e outras formas de apoio aos produtores, além do acesso às informações do mercado;
• Produtores organizados em cooperativa ou associação, por exemplo;
• As legislações ambientais e de trabalho e as normas nacionais e internacionais devem ser respeitadas;
• O ambiente de trabalho deve ser seguro e crianças devem estar frequentando a escola;
• O meio ambiente deve ser respeitado.
Benefícios para os participantes
Os produtores participantes do projeto recebem uma remuneração mais justa pelos seus produtos, permitindo uma vida digna no campo, eliminando a dependência de maus atravessadores e desenvolvendo relações comerciais de longo prazo.
A gestão democrática entre associados do grupo favorece as condições de segurança no trabalho e garantem a frequência das crianças na escola. O a
poio obtido junto aos compradores e entidades possibilita o acesso ao aprendizado, treinamento e a informações de mercado. Também é possível obter até 50% do valor do contrato comercial com antecedência (capital de giro).
Benefícios para os consumidores
Ao optar por um produto de origem do Comércio Justo e Solidário, o consumidor contribui para a inclusão social e econômica de pequenos produtores, para a sustentabilidade ambiental e social, e apoia ações de responsabilidade social.
Benefícios para os comerciantes:
O que é Fair Trade – Comércio Justo
Autor: Sebrae/NA
Fonte: Sebrae/NA
Conheça os princípios do “Fair Trade”, assim como as aplicações do termo e a certificação de produtos
A International Federation of Alternative Trade (Federação Internacional de Comércio Alternativo) define o Comércio Justo (Fair Trade, em inglês) como uma parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior equidade no comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado, principalmente no Hemisfério Sul.
Princípios de Fair Trade
O Fair Trade tem como objetivo principal estabelecer contato direto entre o produtor e o comprador, desburocratizando o comércio e poupando-os da dependência de atravessadores e das instabilidades do mercado global de commodities.
Os princípios que devem reger uma relação comercial considerada justa são:
Produtos certificados – Selo Fair Trade
Os principais personagens do Comércio Justo no mercado internacional são os produtores, os importadores, os licenciados e as world shops, sendo que os importadores não cuidam somente da importação e da distribuição dos produtos para as world shops – muitos mantêm lojas próprias ou sites e ajudam ativamente a promover todo o movimento.
Os licenciados são empresas que têm o direito de usar o selo de Fair Trade mediante o pagamento de licenças, concedidas pelas iniciativas nacionais (movimentos organizados que mantêm entidades de certificação e promovem as empresas e produtos) ou pela Fairtrade Labelling Organizations International (FLO).
As empresas podem ser especializadas em Comércio Justo ou atuar no comércio tradicional com marcas convencionais, incorporando itens com o selo de Comércio Justo a suas linhas. O licenciado também dá apoio de marketing às lojas e paga o importador.
A gama de produtos certificados pela FLO inclui café, chá, arroz, cacau, mel, açúcar, frutas frescas e até produtos manufaturados, tais como bolas de futebol. Eles são vendidos em 18 países, com 70 a 90 mil pontos de venda convencionais.
Além dos produtos certificados pela FLO, são comercializados, em vários países, frutas secas, nozes e castanhas, produtos de confecção, flores e, principalmente, artesanato. As bananas movimentaram o maior volume de produto comercializado, com 62% do total em 2002, seguidas pelo café, com 27% – o maior valor econômico no varejo.
Situação atual e perspectivas futuras
O Comércio Justo é uma alternativa concreta e viável frente ao sistema tradicional de comércio. Ele recebe atenção dos governos em todos os países em que existem iniciativas nacionais (movimentos organizados que mantêm entidades de certificação e promovem as empresas e produtos), inclusive de organizações supranacionais, tais como a União Europeia e a Organização Mundial do Comércio.
Entre 1997 e 2003, o Comércio Justo certificado cresceu cerca de 20% ao ano, e em 2003 movimentou em torno de US$ 500 milhões em 18 países. Cerca de 800 mil famílias na África, América Latina e Ásia foram beneficiadas, e o pagamento de bônus somou mais de US$ 38,8 milhões.
A expectativa é que o mercado continue apresentando grande potencial de crescimento, com taxas de 20% a 25%.
Somos uma empresa de moda sustentável e comércio justo (fair-trade), preocupados com o conceito "ético" nas nossas produções e produtos - utilizado matérias-primas orgânicas e ecológicas.
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